
Tempo de leitura 7 minutos
Sabes qual é o teu tipo de pele? Ter esta informação é muito importante pois, a partir dela, sabemos quais os produtos ideais e mais indicados, que se adaptam às necessidades da nossa pele e não causam nenhuma reação contrária.
O tipo de pele de cada um é determinado por uma variedade de características da pele, tais como:
– conteúdo em água: influencia a elasticidade
– conteúdo em lípidos: influencia a suavidade
– nível de sensibilidade: influencia a reatividade e tolerância a substancias tais como, certos tipos de sabões ou tecidos.
Existem 4 tipos de pele saudável: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele de cada pessoa é determinado geneticamente. Contudo, o estado da pele pode variar segundo os fatores internos e externos a que é exposta e pode mudar com o tempo.
Continua a ler apara aprenderes quais são os tipos de pele que podemos identificar, as suas características e as texturas mais indicadas para cada um deles.
PELE NORMAL
A pele normal é equilibrada: nem demasiado seca nem demasiado oleosa. As principais caraterísticas são:
- sem imperfeições
- sem sensibilidade severa
- poros pouco visíveis
- tez radiante
- boa circulação sanguínea
- textura aveludada, macia e lisa
PELE OLEOSA
A pele oleosa carateriza-se pela excessiva produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e normalmente é determinada por causas genéticas e/ou hormonais.
As principais caraterísticas são:
- poros dilatados e visiveis
- tez espessa e brilhante
- pontos negros, borbulhas, ou outras imperfeições
Este tipo de pele é bastante frequente entre os adolescentes e jovens adultos (abaixo dos 30 anos), e usualmente está relacionada com a ocorrência de acne.
PELE MISTA
A pele mista, tal como o nome sugere, é uma pele que consiste numa mistura de 2 tipos de pele, a seca e a oleosa. Com base na sua localização, a pele apresenta características de pele seca e oleosa, uma vez que a distribuição das glândulas sebáceas e sudoríparas não é homogénea. É um dos tipos de pele mais comum.
A pele mista é caraterizada por:
- zona T oleosa (testa, queixo e nariz)
- poros dilatados na zona T, com possibilidade de algumas impurezas (por exemplo: pontos negros)
- bochechas normais ou secas
PELE SECA
A pele seca, ou xerose, é um tipo de pele que produz menos sebo do que a pele normal. À pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas. Resultando numa barreira de proteção deficiente.
A pele seca é caraterizada por:
- poros praticamente invisíveis
- tez baça e espessa
- manchas vermelhas
- menos elasticidade
- linhas de expressão mais visíveis
A pele das mulheres é mais seca do que a dos homens e independentemente do tipo de pele, todas elas com o passar dos anos tornam-se mais secas.
O tipo de pele pode mudar?
O tipo de pele de uma pessoa muda ao longo da vida devido a alterações no seu corpo.
Durante a adolescência, a pele de uma pessoa pode ser mais oleosa do que era durante a infância. Por vezes, pode continuar na idade adulta. Outros fatores que podem causar flutuações no tipo de pele incluem:
- Gravidez
- menopausa
- medicamentos
- envelhecimento
- mudar-se para um clima diferente
- exposição a poluentes e irritantes
PELE SENSÍVEL: TIPO OU ESTADO DE PELE?
Como vimos acima existem quatro tipos de pele: oleosa, seca, normal e mista. Todas elas podem ser sensíveis. Uma pele sensível é um tipo de pele também. Só que podes ter uma pele oleosa sensível, uma pele mista sensível, uma pele seca sensível. É como se a pele sensível fosse um tipo extra, que pode atingir todas as quatro. É algo determinado geneticamente também. Não consegues mudar. Podes tratar, melhorar, mas a tua pele vai ser sempre sensível.
A pele sensível é uma pele suscetível a vermelhidão, inflamação e secura. Regra geral, tem uma composição mais fina do que as peles tidas como “normais”, com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.
Alguns dos melhores ingredientes das peles sensíveis são, a glicerina, as ceramidas e o ácido hialurónico. Outro aliado é a niacinamida (ou vitamina B3), importante para manter a hidratação da pele, já que este ingrediente ajuda a aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele.
DETERMINAR O TIPO DE PELE
Se as descrições dos diferentes tipos de pele não te ajudaram a chegar a uma conclusão, existem testes que podes realizar em casa para ajudar-te a determinar que tipo de pele tens.
Diferentes tipos de pele têm características variadas. Têm diferentes teores de água e sebo. Também têm diferentes graus de sensibilidade. Eis como podes determinar o teu tipo de pele:
1. Lava o rosto com um gel de limpeza suave
2. Espera pacientemente durante 1 hora sem tocar no rosto
3. Após 1 hora, pega num lenço de papel e passa na tua zona T
Eis como interpretares o que vês:
Pele Normal: o lenço não está gorduroso, e a tua pele permanece confortável e hidratada, sem sinais de irritação e vermelhidão.
Pele Oleosa: O lenço está visivelmente gorduroso, e tua pele está com aspeto brilhante.
Pele Seca: O lenço não está gorduroso, e tua pele está a repuxar, baça e/ou a descamar.
Pele Mista: A tua zona T está oleosa, deixando óleo no lenço, mas o resto do teu rosto está seco e/ou a repuxar.
SKINCARE DE ACORDO COM O TIPO DE PELE
Uma rotina de cuidados com a pele é importante. Mas personalizar a tua rotina de acordo com o teu tipo de pele é o ideal. De acordo com o teu tipo de pele previamente determinado confere abaixo quais os melhores hábitos que deves aplicar diariamente.
Pele normal
Jackpot! Tens uma pele livre de borbulhas e não fica irritada facilmente. Mas isso não significa que não precisas de ter cuidados com a pele. Independentemente do tipo de pele, deves:
- Usar protetor solar todos os dias.
- Utilizar um gel de limpeza suave para remover a maquilhagem e impurezas no final do dia.
- Evitar tocar no rosto.
- Manteres-te hidratada – Se não beberes água suficiente durante o dia, a tua pele pode tornar-se mais seca.
Pele seca
Muitos fatores podem exacerbar a pele seca. Aqui ficam algumas dicas para acalmar a pele seca e evitares que piore:
- Evita tomar duches ou banhos ultra-quentes e mantém-los curtos.
- Hidratar, hidratar, hidratar. Fá-lo logo após tomares banho de forma a reter a humidade na pele.
- Lava o rosto com um gel ou leite de limpeza hidratante.
Pele oleosa
- Fica longe de ingredientes que bloqueiem os teus poros e opta por produtos oil-free e não comedogénicos. Tanto nos produtos de skincare como de maquilhagem.
- Aplicar hidratante parece ser contraproducente, mas é necessário mesmo para a pele oleosa.
- Lava o rosto duas vezes por dia para remover sujidade e bactérias que podem obstruir os teus poros. Lavar o rosto mais que duas vezes é contraproducente, uma vez que a lavagem excessiva pode remover os óleos necessários da pele, tornando-a mais propensa a óleo.
- Evita tocar constantemente no teu rosto. Nos tipos de pele oleosa é mais comum surgirem surtos de acne e borbulhas contudo, deves evitar tocar ou rebentar borbulhas para evitar que cries alguma infeção e marcas de acne indesejadas.
Pele mista
Como o próprio nome indica, a pele mista é uma combinação de dois tipos de e pele e por isso é aconselhável ficares atenta e, se necessário, utilizares produtos distintos para a zona T e zona seca. Confere as dicas para este tipo de pele, que deves ter em consideração durante a tua rotina:
- Hidratação – Não uses o mesmo produto para a zona T e o resto do rosto. Podes utilizar um hidratante mais nutritivo para a zona das bochechas e um hidratante leve e sem óleo para a tua zona T.
- Utiliza produtos de limpeza suaves, uma vez que produtos de limpeza agressivos ou demasiado hidratantes podem obstruir os poros.
- Esfolia suavemente e com moderação. Esfoliar todos os dias não é recomendado para qualquer tipo de pele. Pode remover os óleos necessários da pele. Quando esfoliares, não fricciones muito a tua zona T. Esfregar com demasiada força pode danificar a pele.
Pele sensível
A pele sensível é facilmente irritada. Pode ser preciso experimentares alguns produtos por tentativa erro para encontrares os produtos que funcionem para a tua pele sensível.
- Realiza sempre um patch test. Isto é obrigatório se quiseres evitar que a tua pele reaja. Não utilizes um produto novo sem o testares. Aplica uma pequena quantidade do produto a testar, atrás da tua orelha e espera entre 24 a 72 horas. Se a tua pele não reagir, aplica-o no rosto.
- Atenção aos ingredientes da tua rotina de skincare. Escolha produtos formulados com ingredientes que tenham propriedades calmantes, como extratos de chá verde, camomila, niacinamida, ceramidas, etc.
- Evita banhos demasiado longos e quentes, uma vez que podem tornar a tua pele sensível, vermelha e irritada, retirando os óleos essenciais.
Pede ajuda a um dermatologista
Se tens algum problema de pele e sentes que nada que faças te está a ajudar, marca uma consulta com um dermatologista. Os dermatologistas são especialistas nos cuidados da pele e podem ajudar-te a descobrires uma rotina adequada para as tuas necessidades e que te vai fazer sentir confiante.
Deixe o seu comentário